You are currently viewing Advogado previdenciário: como esse profissional pode te ajudar?

Advogado previdenciário: como esse profissional pode te ajudar?

Se você tem dúvidas sobre a aposentadoria, pode receber orientações de um advogado previdenciário. Esse profissional é especializado no campo do direito focado na previdência, prestando orientações e suporte para trabalhadores. 

Um advogado neste ramo exerce diversas atividades relacionadas à Previdência Social, desde a entrada na aposentadoria à representação em ações. Por isso, em algum momento, você irá precisar dele.

Para que entenda quando um advogado especialista em previdência é necessário, preparamos esse texto. Aqui listamos os motivos que levam um trabalhador a buscar pelo profissional. Confira mais detalhes a seguir!

O que faz um advogado previdenciário?

Esse profissional é especialista em questões do direito previdenciário, por isso lida com ações voltadas à área. 

Neste caso, ele pode prestar consultoria aos clientes, de modo a orientá-los e sanar dúvidas. Também pode assessorá-los em questões mais práticas, como na regularização de documentos e cálculos. 

Outra função do advogado previdenciário é para a parte litigiosa, ou seja, quando um problema já aconteceu e será resolvido através de um processo.

Quando você pode precisar desse profissional?

O apoio de um advogado é essencial para que um processo, mesmo que simples, seja satisfatório ao cliente. Isso significa que por entender com o que está lidando, pode orientar cada passo dos processos para que não ocorram erros. 

Há situações específicas em que você pode precisar de um advogado previdenciário. Nós listamos a seguir as 4 mais comuns, confira:

Aposentadoria

Para garantir o benefício sem qualquer tipo de erro e de forma rápida, você vai precisar de um advogado.

O profissional irá orientá-lo em relação aos documentos necessários para requerer a aposentadoria e não fica só nisso. Ele também vai indicar qual a modalidade você se enquadra e o tempo que falta para dar esse passo.

Com a orientação de um advogado previdenciário, todos os trâmites são feitos de maneira ágil, a fim de garantir o melhor benefício para você. 

Cálculo de benefícios

Revisões e cálculos fazem parte do trabalho de um advogado de direito previdenciário. 

Esses cálculos são realizados para identificar o valor a receber da aposentadoria, quanto tempo falta para dar entrada, entre outras questões. Os principais são:

  • Valor do benefício (RMI) para apontar se o beneficiário está recebendo o valor correto;
  • Cálculo de tempo de contribuição para entender quanto ainda é necessário trabalhar para ter direito a aposentadoria;
  • Cálculo da carência, com a mesma finalidade do tempo de contribuição.  

Hoje as regras para a contagem da carência mudaram por conta da Reforma da Previdência. Agora, ela é contada mês a mês, assim como as contribuições, mas antes era feito de outra forma. 

Os cálculos são extremamente importantes para não gerar barreiras no INSS ao solicitar o benefício. A pensão por morte, por exemplo, é uma em que se encontra mais erros ao ser revisado. 

Planejamento previdenciário

O planejamento é um estudo da vida profissional do segurado, a fim de preparar seu futuro após a aposentadoria. 

Ele também é feito por um advogado previdenciário, cujo objetivo é orientar os caminhos do trabalhador até se aposentar. Desta forma, garante-se uma vida mais confortável a ele. 

Ações judiciais

Algumas situações exigem que o interessado recorra à justiça para garantir seus direitos. Para a concessão de benefícios não é diferente.

O INSS pode negar o benefício ao trabalhador e um processo judicial é o modo de resolver esse embate. Sozinho você não conseguirá reverter a situação, por isso o advogado previdenciário é quem deve defendê-lo. 

Essas são as situações em que você pode precisar desse profissional. E quando chegar a hora, estamos à disposição para atendê-lo. Clique aqui e fale com a nossa equipe!

Deixe um comentário