You are currently viewing Cálculo previdenciário: saiba como é feito

Cálculo previdenciário: saiba como é feito

Você sabia que é possível ter uma visão geral sobre a sua aposentadoria? O cálculo previdenciário é uma conta que apresenta informações trabalhistas a você, indicando como ficará o benefício antes de recebê-lo. 

Esse é um instrumento completo para o trabalhador, já que não mostra apenas números, mas uma análise detalhada sobre a contribuição. O que quase ninguém sabe é a importância do cálculo que pode ser feito antes de se aposentar. 

Foi pensando nisso que preparamos este texto, para te explicar o que é, como funciona e as vantagens do cálculo. Continue a leitura para saber mais. 

O que é o cálculo previdenciário?

Trata-se de um conta baseada no tempo e valor das contribuições do segurado ao INSS. Com essas informações é possível saber qual o período contribuído e se isso é suficiente para se aposentar. 

O cálculo previdenciário pode ser feito antes da aposentadoria, mesmo aos jovens que ainda estão longe de receber o benefício. Isso porque ele apresenta um detalhamento sobre a aposentadoria, ou no caso, uma previsão de como ela será. 

Além de saber quando poderá dar entrada no benefício, o trabalhador também tem informações de qual modalidade se enquadra. Caso tenha cumprido os requisitos exigidos pela categoria, o cálculo mostrará isso. 

Normalmente, essa conta é usada para dar mais clareza para o pedido da aposentadoria, resultando em vantagens ao trabalhador, sobretudo econômicas.

Como funciona o cálculo?

Você pode ver no tópico acima que o cálculo previdenciário é baseado pelo tempo e valores das contribuições ao INSS. Entram na conta todas as contribuições realizadas a partir de julho de 1994.

Para identificar o tempo de contribuição será necessário analisar o CNIS na carteira de trabalho. Em alguns casos, as guias de contribuição também serão estudadas. Com isso, você já sabe quais documentos vai precisar para que o cálculo seja feito. 

Além dessas informações, o cálculo considera a atividade em que o trabalhador atuou. No caso, é levantado se a função entra como atividade especial ou rural, por exemplo.

Também é feito um levantamento para encontrar contribuições que não estão relatadas no sistema do INSS, caso existam. Se o segurado tem histórico de prestação de serviço militar, por exemplo, isso entrará na conta. 

Tudo isso é feito para apontar o período de contribuição, o que indica por quanto tempo o trabalhador ainda precisa contribuir. 

Por que o cálculo previdenciário é importante?

cálculo previdenciário o que é

Em resumo, é através dessa conta que o trabalhador terá mais informações sobre a sua aposentadoria. Ele é válido mesmo que ainda falte um bom tempo para se aposentar por mostrar as possibilidades em relação ao benefício. 

O cálculo previdenciário afeta o valor do benefício mostrando qual opção é mais vantajosa ao segurado. 

Uma vez que é feito com os salários de contribuição, possibilita conhecer a Renda Mensal Inicial (RMI), por exemplo. Basicamente, é esse valor que ele receberá mensalmente ao se aposentar.

Em outras palavras, o cálculo é um meio de planejamento para o futuro do trabalhador em relação a aposentadoria. 

Por ser complexo, o ideal é que seja feito por um advogado especializado em direito previdenciário. Além de captar todas as informações necessárias para a conta, o profissional poderá sanar dúvidas do segurado. 

Se você deseja saber quando irá se aposentar e o valor do benefício, fale com a nossa equipe de advogados para realizar o cálculo previdenciário. Você só precisa clicar aqui para entrar em contato. 

Deixe uma resposta